Estamos trabalhando as horas no relógio de ponteiros e claro que as dificuldades são inúmeras. Para trabalhar este conteúdo "brincando" criei o Desafio - Que horas são?
Nesta atividade além de trabalhar as horas (tarde e noite),trabalhamos também: gráfico, números pares e ímpares, estimativa,etc. Além dos conteúdos o jogo desenvolveu nos alunos: a competitividade, parceria, troca de informações entre eles, respeito pelo próximo, agilidade, dentre outros.
Como disse no post anterior, o jogo é um recurso riquissímo em nossas aulas. Nossos alunos aprendem os conteúdos de forma lúdica e sua compreensão torna se mais significativa.
Meus alunos adoraram esta "brincadeira"!!!
Abaixo seguem algumas explicações sobre o jogo e fotos do dia:
Procedimentos:
A sala foi dividida em dois grupos, cada grupo escolheu um representante que tirou par ou ímpar para começar. Os alunos sorteavam as horas num saquinho colorido, retornavam para seus grupos para discutirem sobre como ordenar os ponteiros no relógio. Era dado um prazo de 15 segundos para discussão e no comando da professora os alunos iam até o relógio para marcar as horas adequadamente. Ganhava a equipe que marcasse mais rapidamente. Os pontos eram marcados em gráfico.
O prêmio foi escolhido por eles, que optaram pela sexta feira do brinquedo.
Você pode adequar e até mesmo melhorar o jogo :). Boa diversão!!!