domingo, 27 de abril de 2014

28 de abril Dia da Educação!

 Muitos são os problemas que encontramos em nossa educação, mas a que mais presenciamos hoje é a sobrecarga que a escola esta recebendo frente a seus alunos. O papel da escola está se perdendo, e de formadora de conhecimento e educação acadêmica está passando em muitos casos a exercer o papel da família. 

O que mais tenho observado é a falta da postura de aluno em nossas salas, alunos que não entendem a importância da escola em suas vidas, o espírito investigativo e vontade de aprender. Porém não podemos culpá- los se não existe estímulo, apoio, responsabilidade e seriedade com a educação que temos por obrigação oferecer.

Podemos notar que problemas são diversos e não existe um culpado apenas para estarmos nesta situação, culpar apenas governantes e falta de recursos são discursos passados que particularmente não cola mais. É hora, na verdade já passou da hora de todos se colocarem nos seus devidos lugares e assumirem seus devidos papéis para o desenvolvimento integral de nossos alunos. Se cada um desenvolvesse seu real papel, não estaríamos enfrentando tantas dificuldades. Não falo apenas como professora, mas também como estudante, espectadora e acima de tudo como cidadã. 

Observo que os problemas não acontecem apenas em escolas públicas como muitos citam, estão também na rede particular e se estende sim para as universidades que em muitos casos virou comercialização de diploma.

Muitas são as opiniões sobre o tema, mas o que gostaria de deixar claro é que quando falamos em Educação, devemos pensar no sentindo amplo da palavra e não apenas em educação escolar. A educação acontece em casa, na rua, nos parques, buffets dentre os inúmeros lugares que frequentamos. 
Segundo o Dicionário Aurélio educação significa: s.f ação de desenvolver suas faculdades psíquicas, intelectuais e morais. Conhecimento das práticas sociais e boas maneiras, etc. 

Para contribuição deste post algumas pessoas deram suas opiniões. Seguem abaixo:

" Infelizmente a situação da educação pública em nosso país está a cada dia mais precária. Não vejo integração entre pais, professores e governantes. Sem incentivos compartilhados não há motivos para o aluno se desenvolver ano após ano". Viviane Urzelin, mãe de dois filhos da rede particular de ensino. 

" Precisa mudar muita coisa. As crianças precisam de uma boa influência e para que isso ocorra, professores, alunos e pais devem cooperar para que todos tenham educação e respeito" Sarah, 13 anos, aluna da rede particular de ensino.

" A família esta transferindo a responsabilidade de educar para a escola, caminho este que deve ser traçado em parceria, Escola/Família". Daniela Margarido, professora de educação infantil da rede particular.

Nossas crianças são SIM o futuro de nossa nação. E você, está contribuindo de alguma forma ou ausenta sua responsabilidade? 


Educação, um dever de todos e não apenas da escola!




Nenhum comentário:

Postar um comentário