Falar sobre os malefícios de tudo isso não se faz necessário neste post pois todos estão cansados de saber, sem falar que as informações são acessíveis a todos. O que mais escutamos hoje em dia nos programas e reportagens é sobre bons hábitos alimentares, mas tenho a leve sensação de que muito se fala mas são poucos que realmente mudam. Enquanto adultos as informações são bem compreendidas porém não atendidas, mas se tratando de crianças a história muda de figura, uma vez que você é o exemplo para estes pequenos seres em formação.
Bons hábitos alimentares são formados a partir dos primeiros meses de vida e ao longo dos anos o cardápio deve ser vasto, cheio de cor, sabor e muitas texturas. A missão não é fácil, porém não vale desistir na primeira cuspida que o pequeno der quando a comida não for bem recebida.
Quando trabalhei na educação infantil sempre ouvia as mães dizerem: Por que na escola ele come e em casa não? Já presenciei mães levarem seus filhos a escola apenas para se alimentarem, porque em casa rejeitavam a comida. O erro esta em ceder quando o pequeno se recusa a comer o alimento oferecido, abrir mão algumas vezes faz com que a criança se aproprie deste ato fazendo com que você ceda sempre a alimentação adequada. Hábitos simples de sentar a mesa com seu filho faz com que ele crie religiosamente esta postura nas refeições, contar com a participação no preparo das refeições também o estimula a conhecer os alimentos e se apropriar daquilo que esta ingerindo. Todos nós primeiramente "comemos com os olhos" e com a criança não é diferente, inovar a "cara" dos pratos é uma boa estratégia para chamar a atenção dos pequenos.
Conversando com uma mãe sobre hábitos alimentares de seus filhos ela disse o seguinte:
"Eu e o meu marido sempre incentivamos o consumo de frutas, legumes e alimentos mais saudáveis por isso sempre fazemos questão que o Samuel e a Raquel a participem do preparo das refeições. Eles sempre estão por perto na hora de cozinhar e adoram! Acredito que as crianças ficam muito mais abertas a experimentar alimentos novos quando participam da escolha e preparação dos alimentos." Regina Toyoshima Sandrini
A mamãe Regina que contribuiu com este post faz questão que seu filho Samuel participe de cursos de culinária para crianças. O pequeno Samuel desenvolveu este hábito nas aulas de culinária da escola, que é de extrema importância principalmente na educação infantil, onde as aulas trabalham de forma lúdica os hábitos saudáveis alimentares.
Parabéns mamãe Regina por ser tão preocupada com a alimentação de seus pequenos e incentivar bons hábitos alimentares. A saúde agradece, já as redes de fast foods.....rsrsrs
Abaixo seguem fotos do pequeno Samuel em ação:
Samuel preparando o suco natural para o café da manhã (claro que com a supervisão da mamãe) |
Nosso pequeno Mestre Cuca em ação. Que delícia!! |
Receitas:
Dicas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário